domingo, 5 de junho de 2011

Alessandro Pagani

Quando você cria um blog, naturalmente estabelece algumas metas e regras. A primeira regra é o tema. Eu escolhi aquele que conheço melhor, embora, como todo o conhecimento humano, seja um imenso saco sem fundo, um oceano insondável: a arte (principalmente artes plásticas, cinema e literatura). E a primeira meta, creio eu, é a frequência com a qual você escreverá. Eu imaginei que dois posts por semana estava de bom tamanho. Alguém sugeriu posts diários, mas com o volume de tradução que faço, eu não teria tempo para escrever no blog todos os dias. Hoje eu havia me proposto um post maior, mas terei que me contentar com algo mais breve.

Sem Título (Van Dyck II), óleo sobre tela, 50x57cm, 2011

Por sugestão do meu amigo Bruno Sipavicius (também artista plástico), encontrei o site do pintor italiano Alessandro Pagani (Milão, 1973), que faz interpretações interessantes de clássicos do cinema.

"O Amigo Americano" (Win Wenders, 1977), óleo sobre tela, 70x50cm, 2010
À primeira vista, logo pensamos no pintor irlandês Francis Bacon. Mas enquanto Bacon criava todo um universo pictórico, ora confinando seus personagens deformados em espaços exíguos, ora deixando-os suspensos em áreas chapadas, em composições complexas e perturbadoras de cores primárias e secundárias, Pagani se limita a pintar os stills de determinadas cenas dos filmes. Não obstante, o resultado é forte e me agrada muito.

"Sob o Domínio do Medo" (Sam Peckinpah, 1971), óleo sobre tela, 70x68cm, 2010
Em outra ocasião, escreverei sobre Francis Bacon, um dos meus pintores prediletos de todos os tempos. Por ora, mais um quadro de Pagani (o link para o site dele está aqui ao lado).

"Milano Odia" (Umberto Lenzi, 1974), óleo sobre tela, 75x45cm, 2011

7 comentários:

  1. quando no face compartilhei nem sabia que tinha relação com o grande e querido FRANCIS BACON....curti ainda mais esse cara :D

    ResponderExcluir
  2. Bem, não sei se alguém mais viu essa relação, ou se ela faz sentido. De qualquer forma, qualquer coisa que se pareça com Francis Bacon só pode ser no mínimo interessante.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do Pagani...não conhecia!

    ResponderExcluir
  4. Jura, depois você precisa me dar uma listinha de uns pintores mais recentes e obscuros, já que você conhece TUDO.

    ResponderExcluir
  5. bacon e seguidores são tudo de bom :D

    ResponderExcluir
  6. Eu não conhecia nada de nada, mas adorei essas obras. Parecem o que o Mr. Bean fez com o "Whistle's Mother" no filme :-)
    (Laila)

    ResponderExcluir
  7. Interessante a analogia! Mr. Bean rules!

    ResponderExcluir