segunda-feira, 4 de julho de 2011

Leonora Weissmann

A pintura foi dada como morta dezenas de vezes desde meados do século passado, mas sempre ressurge, impassível, principalmente pelas mãos de artistas mais jovens. Quanto à pintura figurativa, alguns artistas consagrados a abandonam em nome de experimentos com a abstração ou outras técnicas, como aconteceu, por exemplo com David Hockney (Inglaterra, 1937) e Gerhard Richter (Alemanha, 1932). Um dos poucos pintores figurativos renomados que jamais abandonaram a figuração foi Lucian Freud (Alemanha, 1922). Recentemente conheci a obra de uma jovem pintora de Belo Horizonte que traz um grande parentesco com as primeiras fases de Hockney: Leonora Weissmann.

"Autorretrato Sobre Mar Azul" (detalhe), acrílica s/tela, 200x150cm, 2005
"Dudu e Leopoldina sobra a mesma paisagem", acrílica s/tela, 220x320cm, 2004

Leonora é filha da pintora Selma Weissmann e formou-se pela Escola de Belas Artes da UFMG. Possui um domínio técnico absoluto, que fica evidente nos muitos retratos e autorretratos que faz - sem dúvida o tema mais difícil para um pintor. O parentesco com Hockney, a meu ver, se dá pelas pinceladas fluidas e luminosas ao pintar pessoas, e pelo tratamento quase abstrato que dá à paisagem. Em ambos os casos, Leonora mostra virtuosismo: se ela não se furta a retratar nenhum ângulo mais difícil da anatomia humana, tampouco se deixa entravar ao pintar naturezas mortas - a pincelada sempre parece fácil, firme, e os volumes ganham vida com naturalidade e leveza:

"Onda II", acrílica e vinílica sobre tela, 200x200cm, 2008
"Árvore diagonal", acrílica e vinílica sobre tela, 140x200cm, 2008

Leonora já fez uma merecidíssima exposição individual em São Paulo, em 2010, na Galeria Horizonte. Na foto abaixo, a artista diante da obra "Para Papai: Último Andar", acrílica e vinílica sobre tela, 300x200cm, 2009.


Como se não fosse bastante seu talento incomum como pintora, Leonora Weissman também é cantora. Ela é casada com o músico Rafael Martini e integra a banda Quebrapedra. Para um passeio longo e delicioso por sua obra, visite sua exposição virtual no Flickr - link na barra ao lado.

Um comentário: