terça-feira, 12 de julho de 2011

Fábio Baroli

Sigo com minha busca a artistas novos e talentosos no Facebook. A mais nova descoberta é o mineiro Fabio Baroli, que faz pinturas com uma forte carga erótica, que possuem um parentesco temático com a obra do artista norte-americano Eric Fischl, que já postei aqui no blog.

Sujeito da Transgressão #2, óleo sobre tela, 110x150cm, 2011
Fabio nasceu em Uberaba, em 1981, e formou-se em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade de Brasília. Atualmente ele é representado pela Galeria Laura Marsiaj, no Rio de Janeiro.

Narrativas Privadas, Composição 6, óleo sobre tela, 26,6x62,8cm, 2009
Uma das obras mais interessantes de Baroli é a série "Narrativas Privadas", trípticos e polípticos trazendo imagens voyeurísticas de pessoas no banho, em ângulos inusitados. 
Ele também faz retratos com cores fortes e pinceladas bruscas, sempre pintados a partir de fotos.

Nina e Márcio, óleo sobre tela, 145x95cm, s/d

Autorretrato, óleo sobre tela, 60x48cm, s/d

Pretendo escrever mais sobre arte erótica aqui, ou sobre o erotismo na arte, em posts futuros. Para ver mais obras de Fábio Baroli, veja o link ao lado para a sua página no Flickr.

3 comentários:

  1. Fabio é meu amigo e conterrâneo, e principalmente, meu artista plástico predileto no Brasil.
    Valeu Marcelo pela postagem, muito boa mesmo.
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Leo, o Fábio é um dos melhores pintores que vi ultimamente, e tem uma temática forte e corajosa. Também já virou um dos meus prediletos. Abração.

    ResponderExcluir
  3. Forte e expressiva, pinceladas muito precisas, trabalho com aguadas e ótimo ver alguém que ouse, as pessoas tem medo do erótico. Pedro.

    ResponderExcluir