terça-feira, 19 de julho de 2011

Adrian Ghenie

Hoje apresento alguns trabalhos do artista romeno Adrian Ghenie, nascido em 1977 em Baia-Mare. Ghenie formou-se pela Universidade de Arte e Design de Cluj, na Romênia, onde reside, além de possuir ateliê também em Berlim, na Alemanha.

Dada is Dead, óleo sobre tela, 200x220cm, 2009

Ghenie pinta quadros figurativos sombrios, numa paleta de cores esmaecidas, ora fazendo referências a figuras históricas da política (como o ex-ditador romeno Nicolae Ceausescu e Adolf Hitler) ou das artes (como Marcel Duchamp), ora criando composições que lembram um fotograma. Ghenie diz: "Quando eu pinto, tenho a impressão que estou dirigindo um filme. Para mim, a força do cinema está em sua capacidade de projetar uma ilusão".

The Nightmare, óleo sobre tela, 145x200cm, 2007

Apesar de fazer quadros figurativos, Ghenie busca expandir suas possibilidades através do uso da técnica e da incorporação de "acidentes" no ato de pintar: "A distribuição dos elementos é estudada com precisão na composição, mas a tinta é aplicada com liberdade, em movimentos descontrolados. A tinta óleo permite uma variedade de possibilidades técnicas, que eu tento explorar em diferentes combinações. Por exemplo, eu aplico várias cores numa espátula, depois aplico diretamente à tela, e depois esfrego com alguma coisa. Estou interessado em ver o resultado de exercícios assim".

Duchamp, óleo sobre tela, 125x105cm, 2009
Sobre os retratos de Duchamp e as referências ao Dadaísmo, Ghenie delcarou: "Eu vejo momentos históricos e personalidades das vanguardas como Duchamp com grande distância e com uma perspectiva invertida. Embora eu reconheça os efeitos libertadores produzidos pela eclosão dos movimentos de vanguarda (dos quais eu sou beneficiário), não posso deixar de notar o quanto algumas de suas ideias se impuseram com tamanha força a ponto de se tornarem canônicas".

Anxious to Jump, óleo sobre tela, 118x79cm, 2007

That Moment, óleo sobre tela, 175x230cm, 2007


Mais obras do artista podem ser vistas no site da Galeria Mihai Nicodim (link ao lado).

2 comentários: