segunda-feira, 19 de setembro de 2011

This One's For The Boys

Hernan Bas, The Hero Centaur, 91x122cm, 2005
Hoje eu apresento o trabalho de três pintores excelentes cuja temática é, essencialmente ou em grande parte, homoerótica: Hernan Bas, Barnaby Whitfield e Christian Schoeler. Outra característica em comum a eles é a preferência pelo trabalho em papel.

Hernan Bas, The Dirt Farmer, técnica mista sobre papel,
30,25cm, 2006

Hernan Bas nasceu em Miami, em 1978, e faz uma pintura carregada de lirismo. Suas pinceladas e suas cenas bucólicas lembram as obras dos impressionistas, e as obras mais urbanas, interiores, possuem aquele romantismo blasé de Elizabeth Peyton.

Hernan Bas, Mourning the Bristol Boy, técnica mista sobre papel,
33x33cm, 2004

Num ato de extrema sinceridade, Bas declarou: "A maioria de meus trabalhos é resultado do fracasso. Eu tento pintar de forma clássica, ser um 'mestre da pintura', mas acabo caindo no impressionismo o tempo todo. Chame de impaciência, de falta de talento, mas o impressionismo é uma falha que todos nós acabamos gostando".

Barnaby Whitfield, Fag Limbo (after Hernan Bas), pastel sobre papel, 101x73cm, 2009

Barnaby Whitfield também nasceu em Miami, em 1972, e foi cantor de ópera mirim e modelo. Uma característica peculiar é a opção pelo pastel sobre papel, técnica que ele domina com perfeição. Suas imagens são carregadas de erotismo e de personagens grotescos que, segundo ele, são resposta a uma violência sofrida anos atrás.

Barnaby Whitfield, Fresh Horses, pastel sobre papel, 127x177cm, 2009

Como muitos gays, infelizmente, Barnaby passou por momentos de indecisão e culpa quanto à própria sexualidade durante a infância e a adolescência. Diz o artista: "Eu estava decidido a não ser gay, embora dormisse com meninos e meninas igualmente. Eu criei uma grande mistura de vergonha e obsessão".

Barnaby Whitfield, Little Deaths, All the Same (the Artist as an Expiring  Red Winged Blackbird), pastel sobre papel,
61x61cm, 2011

Ainda sobre seus medos e traumas, ele diz: "Eu estou tentando reverter isso com a pintura, transformado a terrível realidade num belo sonho".

Christian Schoeler, Sem Título, óleo sobre tela, 40x50cm, 2011

Christian Schoeler nasceu em Hagen, na Alemanha, em 1979, e hoje mora e trabalha em Düsseldorf. Ele executa pinturas em técnica mista sobre papel, em pequenas dimensões, retratando a juventude e a sensualidade com certo romantismo, longe do cinismo e da opção pelo bizarro de boa parte de sua geração.

Christian Schoeler, Sem Título, técnica mista sobre papel, 25x30cm, 2011

Schoeler estudou na Academia de Artes Plásticas de Munique com o famoso pintor alemão Günther Förg, completando seus estudos em 2007. Além das pinturas, o artista também produziu algumas estampas para a Luis Vuitton.

Christian Schoeler, Sem Título, técnica mista sobre tela, 75x50cm, 2010

O jovem artista alemão é representado no Brasil pela Galeria Mendes Wood, fundada em 2009. Para ver mais trabalhos desses três pintores, clique nos links na barra ao lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário