segunda-feira, 5 de setembro de 2011

A arte urbana de Banksy



O grafite e a street art há muito deixaram as ruas e ganharam museus e galerias, e desde o começo dos anos 90 um nome se destaca nessa cena: o inglês Banksy.



A identidade desse grafiteiro nunca foi descoberta, mas sabe-se que ele nasceu na cidade de Bristol em 1974, e começou a fazer grafites a mão livre como parte do grupo DryBreadZ Crew, junto aos artistas Kato e Tes. Por volta de 2000, ele passou a usar quase que exclusivamente o estêncil, porque a técnica lhe permite trabalhar rápido e evitar ser preso.



Seus grafitis logo se tornaram famosos pela mistura inteligente de humor, crítica social e total desprezo pelas autoridades, e ganharam as ruas de Londres e outras capitais do mundo. Sobre sua técnica, Banksy diz: "Eu uso o que for necessário. Às vezes eu simplesmente desenho um bigode no rosto de uma garota num outdoor, às vezes eu fico suando durante dias com um desenho complexo. O que importa é a eficácia".



Em 2010, Banksy dirigiu o documentário "Exit Throug the Gift Shop", lançado no Sundance Festival, mas conseguiu manter-se anônimo, aparecendo em cena de capuz. O documentário foi indicado ao Oscar, ocasião na qual Banksy afirmou: "Foi uma grande surpresa. Eu não concordo com o conceito de cerimônias de premiação, mas abrirei exceção para as que eu for indicado. A última vez que teve um homem nu e coberto de tinta dourada em minha casa era eu mesmo".



Controverso, polêmico, irônico, iconoclasta, poético. Banksy ajudou, junto a tantos outros, a elevar o grafite a uma forma de arte. Pretendo postar mais sobre esses artistas urbanos. Para ver mais obras de Banksy, clique no link na barra ao lado.

Clique abaixo para ver o teaser de Exit Through the Gift Shop:

Nenhum comentário:

Postar um comentário