quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Ana Sario

Rua dos Pinheiros, óleo e cera sobre tela, 2009

São Paulo é uma cidade feia. Salvo raras exceções, a cidade é um imenso pesadelo arquitetônico, agravado por ruas esburacadas, sujeira nas ruas, poluição, trânsito parado. Só mesmo o olhar de uma artista para enxergar alguma beleza e alguma leveza na composição caótica de prédios medonhos e fios expostos -  como o olhar de Ana Sario.

Esquina, óleo e cera sobre tela, 2009

Ana é paulistana, tem 27 anos e faz parte dessa nova geração de pintores que começou a despontar a partir de 2008. Diz a artista: "Sinto que faço parte de uma cena contemporânea. Isso só veio porque me foi dada a liberdade de escolha, e eu optei pela pintura".

Sem Título, óleo e cera sobre tela, 2008

A princípio fazendo gravuras, Ana sentiu-se limitada usando essa linguagem, e partiu para a pintura. Com uma capacidade de síntese tremenda e um olhar inspirado para buscar composições geométricas interessantes em meio ao caos paulistano, ela nos oferece uma outra cidade, talvez aquela que repouse além da nossa ansiedade diária, da nossa neurose urbana.

Vila Mariana, óleo e cera sobre tela, 2009

As grossas camadas de tinta e os planos geométricos reforçam o caráter quase abstrato dessas composições. Muito já se discutiu sobre o limite entre a figuração e a abstração, e é nesse meio-campo que Ana se encontra, alcançando, ao mesmo tempo, uma visão bastante poética de uma São Paulo reconhecível e composições geométricas onde a escolha das cores e dos planos é rigorosa e inspirada.

La Rambla, óleo e cera sobre tela, 2009

São Paulo é uma cidade feia, mas Ana nos mostra que, se pararmos um pouco, respirarmos e nos acalmarmos, poderemos ver beleza nela. Um espelho, talvez.

Para ver mais trabalhos de Ana Sario (sua produção desde 2007) clique no link na barra ao lado.

2 comentários:

  1. Nunes, a gente sempre se pergunta, pra que perco meu tempo com este blog? Bom, eu estou querendo virar pintora por sua culpa. E agora, hein?

    ResponderExcluir
  2. Valentina, você, como eu, já é pintora. Também estou com vontade de pintar agora. Acho que devemos arregaçar as mangas...

    ResponderExcluir