sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Eric Fischl

Scenes from Late Paradise: The Drink, óleo sobre tela, 190x243cm, 2006

No fim da década de 70 surgiu na Alemanha um movimento que procurava resgatar a pintura como forma de expressão, após décadas de domínio absoluto das artes minimalista e conceitual. Ele levou o nome de neo-expressionismo e fez com que a pintura reemergisse no mercado internacional em meados dos anos 80. Um artista que foi fortemente marcado por esse movimento foi Eric Fischl, um dos maiores pintores norte-americanos vivos.

Sleepwalker, óleo sobre tela, 175x266cm, 1979

Fischl nasceu em 1948, na cidade de Nova York, e cresceu nos subúrbios de Long Island. Segundo ele próprio, vivia num meio de classe média alta onde imperavam famílias disfuncionais, com sérios problemas de alcoolismo e muitos tabus sexuais.

A Visit to / A Visit from the Island (díptico), óleo sobre tela, 213x426, 1983
The Travel of Romance: Scene III, óleo sobre tela, 182x137cm, 1994

Após uma adolescência rebelde, agravada por problemas com o pai autoritário e violento, Fischl começou a fazer cursos de arte, onde finalmente encontrou algo que, segundo ele, o mantinha concentrado e aplacava a sua solidão.

The Bed, The Chair, Changing, óleo sobre tela, 248x261cm, 2000

Após morar em algumas cidades e ter vários subempregos - chegou a trabalhar como guarda no Museu de Arte Contemporânea de Chicago - Fischl voltou a Nova York, onde fez sua primeira exposição na Edward Thorp Gallery, em 1979. Alcançou a fama na década de 80 e hoje é um dos pintores vivos mais caros do mundo.

Krefeld Project: Sun Room Scene 1, óleo sobre tela, 198x304cm, 2002


Simon and Anh, óleo sobre tela, 182x266cm, 2003

Sua pintura não poderia retratar outra coisa senão aquela mesma classe média alta da sua adolescência. Suas imagens são fortes, repletas de tensão sexual, por vezes cruéis. Exímio pintor, Fischl retratou muitos amigos e famílias inteiras, além de personalidades de seu convívio, como os atores Steve Martin e "Willy" Dafoe. Sobre a pintura como meio, o artista diz: "Não há forma de arte mais elevada, mais difícil e mais repleta de história do que a pintura. Não há meio capaz de expressar mais, e com tamanha variedade, do que a pintura fez no passado e continua fazendo".

Para ver mais obras de Eric Fischl (inclusive desenhos, colagens, gravuras e esculturas) clique no link na barra ao lado.
Clique abaixo para ver Eric Fischl comentando um de seus quadros e sua técnica (sem legendas):

Nenhum comentário:

Postar um comentário