quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Ling Jian

Army Princess, óleo sobre tela, 250x180cm, 2009

"O comunismo não é amor. O comunismo é o martelo com o qual nós esmagamos o inimigo." A frase de Mao Tse-tung sempre ecoou na cabeça de Ling Jian, nascido em 1963 na província de Shandong, na China. Quando criança, ele viveu os últimos momentos da Revolução Cultural, que chegaria ao fim com a morte de Mao em 1976. Após formar-se em 1986 pela Escola de Arte da Universidade de Qinghua, em Beijing, o artista mudou-se para Viena, depois Hamburgo, vindo mais tarde a dividir residência entre Berlim e Beijing.

Palace Servant nº 8, óleo sobre tela, 190cm diâmetro, 2007

Grew Up Under Sunshine nº2, óleo sobre tela, 180x250cm, 2008

Mesmo longe de seu país, seus temas continuaram intrinsecamente chineses, nas marcas indeléveis deixadas pela vida sob o regime comunista. Conhecido pelos seus enormes retratos de mulheres, Ling Jan na verdade faz um manifesto político e social - subverte o papel da mulher sob o comunismo chinês, aquele da "irmã" combatente mas abnegada e sujeita à mão pesada do Partido, conferindo-lhe sensualidade e, através dela, o individualismo. Alguém pode enxergar aí o outro lado da moeda - a mulher chinesa como símbolo e fetiche sexuais. Ou talvez, numa análise mais profunda, Ling Jan faça o retrato mais instigante da China atual, ainda dividida entre o passado e o futuro, em busca de sua própria identidade no mundo contemporâneo.

Angel Party nº 2, óleo sobre tela, 250x180cm, 2009

Don't Cry For Me nº 2, óleo sobre tela, 180x150cm, 2007


Outro aspecto característico de sua obra é o humor, com suas mulheres nuas, de quepes militares, às vezes empunhando armas. Os títulos irônicos das pinturas e das séries fazem alusão direta à Revolução Chinesa: "Não Chore Por Mim", "Irmãs Comunistas", "Princesa do Exército", "Não Ame a Beleza, Ame o Poder das Armas" - esta remetendo à famosa frase de Mao. Ling Jian é apenas um entre vários pintores chineses brilhantes, que fizeram a sua própria revolução na arte contemporânea. Em breve escreverei sobre eles.

Propaganda Party, óleo sobre tela, 190cm diâmetro, 2008


Para ver mais obras, acesse o site do artista, na lista de links ao lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário