quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Ralph Eugene Meatyard (1925-1972)


Apenas recentemente conheci o trabalho do fotógrafo norte-americano Ralph Eugene Meatyard, que me impressionou bastante. Nascido em 1925 numa cidade chamada Normal, no estado de Illinois, Meatyard começou a carreira como oculista, em 1949.



A empresa em que ele trabalhava, Tinder-Krauss-Tinder, também vendia equipamentos fotográficos, e Meatyard comprou sua primeira câmera em 1950, para fotografar seu filho recém-nascido. Após casar-se e mudar-se para Lexington, Kentucky, ele abriu a sua própria ótica, Eyeglasses of Kentucky, e começou a expor suas fotografias nas paredes da loja, além do trabalho de outros fotógrafos.



Durante a década de 50, ele fez cursos e oficinas de fotografia, ao mesmo tempo em que se dedicava a desenvolver seu trabalho, fotografando seus filhos e amigos durante os fins de semana. Seu trabalho foi reconhecido ainda em vida, exposto em museus e revistas importantes.



Escreveu o crítico James Rhem: "O trabalho de Meatyard desafiou as convenções culturais e estéticas de seu tempo e não se encaixou nas ideias dominantes sobre que tipo de arte a fotografia poderia ou deveria ser. Seu trabalho nasceu da beleza das ideias, e não de ideias de beleza. A leitura de literatura (principalmente poesia) e filosofia (principalmente o zen) simulou a sua imaginação".



Continua Rhem: "Enquanto os outros perambulavam pelas ruas, à procura da América e da Verdade, Meatyard perseguiu o mundo da experiência interior, propondo-nos continuamente questões perturbadoras sobra a nossa realidade emocional. Porém, mais uma vez, ele habitou esse mundo de forma diferente de outros fotógrafos que exploravam a experiência interior em sua época. O 'espelho' de Meatyard não era narcisístico. Ele refletia os sonhos e terrores de questões metafísicas, não argumentos pessoais sobre a fé ou a dúvida".

Para ver mais fotos das séries Romances, The Family Album of Lucybelle Crater, Abstractions e Sound Motions, clique no link na barra ao lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário