terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Wilhelm Sasnal

Smoking Girl (Anka), óleo sobre tela, 45x50cm, 2001

Wilhelm Sasnal nasceu em 1972 na cidade de Tarnów, na Polônia. Em 1992, mudou-se para a Cracóvia, para estudar Arquitetura. Após dois anos, mudou de curso e foi estudar pintura na Academia de Belas Artes. Casou-se com Anka (presença em várias pinturas suas), e ambos começaram a trabalhar numa agência de publicidade. Pouco tempo depois, Anka ficou grávida e ambos perderam o emprego. Voltaram para Tarnów, onde foram morar na casa dos pais dela, e Sasnal começou a pintar desenfreadamente.

Aula de Ginástica, óleo sobre tela, 150x150cm, 2000

Kacper, óleo sobre tela, 75x90cm, 2009

Descontente com o que havia aprendido na tradicional Academia de Belas, Sasnal buscou retratar o que estava à sua volta. Sua experiência com história em quadrinhos e publicidade o levam a uma sintetização da imagem. Na tradição de Gerhard Richter e Luc Tuymans, importa menos o que ele pinta e mais como ele pinta: as pinceladas são exatas, sem exageros; os elementos são reduzidos ao mínimo, as cores são aplicadas com o mínimo de gradação. A pintura é um exercício formal e reducionista, e algumas obras aproximam-se da abstração. Paradoxalmente, é aí que encontra-se a sua força.

Aviões (díptico), óleo sobre tela, 150x300cm, 2001

1948, óleo sobre tela, 65x89cm, 2006

E, assim como no alemão Richter e no belga Tuymans, Sasnal constrói uma espécie de "atlas" pessoal, com imagens que vão desde cenas domésticas (há inúmeras pinturas de sua esposa e de seus filhos Kacper e Rita) a paisagens e referências históricas - durante a 2ª Guerra, sua bisavó morreu em Auschwitz, e alguns membros de sua família foram levados para a Alemanha para fazer trabalho forçado. A temporada na Cracóvia, perto do maior campo de concentração nazista, levou Sasnal a mergulhar numa pesquisa sobre o tema. "Auschwitz não é apenas um lugar num livro de História, é algo pessoal", diz ele.

Banhistas em Asnières (a partir de Seurat), óleo sobre tela, 160x120cm, 2010
  
Kacper e Anka, óleo sobre tela, 180x220cm, 2009
Apesar de trabalhar com outros suportes (como o vídeo), Sasnal é acima de tudo um pintor. Sobre a escolha dos temas, ele diz: "Não há regras; eu encontro imagens em qualquer lugar. Eu tenho um assistente, mas ele não me ajuda a pintar porque eu não planejo nada. Eu penso na pintura como descer uma montanha numa snowboard - você nunca sabe o que vai acontecer".

Retrato, óleo sobre tela, 50x73cm, 2001
Carro, óleo sobre tela, 181x181cm, 2002

O reconhecimento veio para Sasnal ainda quando morava na pequena cidade de Tarnów, longe dos grandes centros culturais da Polônia. Ele diz: "Tarnów é isolada, minúscula; não há cultura, não há uma cena artística. Então, felizmente, eu fiquei longe disso tudo. O sucesso repentino poderia ter subido à minha cabeça. Então, ao invés de começar a comprar coisas e ter um ateliê enorme, nós continuamos com a nossa vida simples". Em 2006, ele voltou a morar na Cracóvia, onde alugou um pequeno apartamento de um quarto para pintar. No mesmo prédio, tem outro apartamento, onde vive com Anka, Kacper e a pequena Rita.




Wilhelm Sasnal


Para ver mais trabalhos, clique no link ao lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário