quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Ray Caesar

Blessed, 2006

Em sua curta biografia, que podemos ler em seu belo site, Ray Caesar diz que nasceu cão; em entrevistas, já disse que é o mais novo de uma família de lobos. O fato é que ele nasceu em Londres, em 1958, e mudou-se com a família para Toronto, no Canadá, em 1967. Lá, formou-se em Arquitetura, mas acabou indo trabalhar em um hospital, onde documentava casos de abuso infantil, reconstrução cirúrgica e pesquisas veterinárias. Depois, trabalhou anos fazendo animação em computação gráfica para filmes.

Side Saddle, 2008

Wallflowers, 2007

Apesar de suas imagens sempre começarem com desenhos a lápis em papel, Caesar constrói suas estranhas composições vitorianas em programas de 3D, tendo como resultado final uma ilustração. É um processo lento, que geralmente leva três semanas de trabalho.

Self-Examination, 2012
Bubbles, 2004

Caesar cita Salvador Dalí como sua primeira influência, ainda na infância - o que fica evidente em algumas de suas imagens. Outras são o pintor rococó francês Antoine Watteau e o artista multimídia norte-americano Matthew Barney, sobre quem ele diz: "Eu gosto de tudo nos filmes dele, menos da música".

First of Days, 2004
Castor, 2005


Caesar segue vivendo no Canadá, segundo ele, "com minha maravilhosa esposa Jane e um coiote chamado Bonnie. Eu gosto de comer abacate e não me importo de ser um cão". Vale a pena visitar o site do artista inglês (link ao lado), onde há inúmeros trabalhos desde 2003.




Ray Caesar, como ele gosta de se ver

5 comentários:

  1. Oi, Marcelo!

    De cara, as obras dele me lembraram bastante o Mark Ryden.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Lu
    lembra, sim, mas Mark Ryden faz pintura mesmo.
    Ele está na minha lista de futuros posts.
    Outro ilustrador maravilhoso é Joe Sorren.
    Vc conhece?
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia, mas achei incrível. É mais delicado, com tons mais harmoniosos. Adorei a dica! :)

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcelo

    Gostei de conhecer este artista. Achei-o meio aterrorizante pois sua temática vai para o inconsciente perverso, com certeza devido às anotações de abuso sexual q teve q realizar em um de seus trabalhos, entretanto sua pintura tem tons suaves, têm um lirismo...é intrigante!
    Acabo de conhecer seu blog, estou adorando e aprendendo muuito com seus comentários. Obrigadão.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pela visita, Rita! Fico feliz que você tenha gostado do blog. Abração

    ResponderExcluir