quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Yigal Ozeri

Jana and Jessica in the field, óleo sobre papel, 106x152cm, 2009

Yigal Ozeri nasceu em Israel em 1958 e mora e trabalha há 20 anos em Nova York. Fazendo uma pintura hiper-realista, romântica, fortemente influenciada pelos pré-rafaelitas, mas, segundo ele, celebrando uma utopia atual, ele alcançou a fama por volta de 2005, e hoje goza de enorme prestígio no circuito nova-iorquino.

Jana in the field, óleo sobre papel, 152x106cm, 2009
Megan in the park, óleo sobre papel, 106x152cm, 2009

O trabalho de Ozeri passa por várias etapas. Na primeira, ele fotografa suas modelos - não profissionais, ele enfatiza. Por vezes, ele manipula a foto no Photoshop, melhorando contrates e cores. A seguir, ele imprime a imagem e a copia num papel, finalmente fazendo a pintura a óleo. Nesta última fase, por se tratar de pinturas hiper-realistas com muitas detalhes, ele usa dez assistentes, embora as partes mais difíceis - como rosto e cabelo -  ele mesmo pinte.

Priscilla in moss, óleo sobre papel, 152x106cm, 2008

Jessica in the park, óleo sobre papel, 106x152cm, 2009

Sobre o uso de assistentes, ele diz: "São assistentes como os renascentistas usavam. Van Eyck, Velásquez, Leonardo, Rubens - todos eles usavam assistentes. Eles eram como diretores. Vá ao Metropolitam Museum; o melhor quadro lá é aquele Van Eyck onde ele usou 25 assistentes. E é o melhor porque todos eles deram o seu melhor".

Jessica with vines, óleo sobre papel, 152x106cm, 2009

Jana and Jessica in the field, óleo sobre papel, 152x106cm, 2009

Sobre as acusações de seus detratores, que vêm em suas pinturas um romantismo antiquado, Ozeri disse: "Eu não tenho medo da palavra romantismo, e é isso que eu trago de volta à pintura. O mundo da arte é cheio de violência, de morte, de coisas repulsivas, e eu trago o romantismo de volta. Mostrar pessoas reais que moram na natureza, sem malícia, pessoas que não precisam de nada além de amor, isso é mais radical do que ir tirar fotos no Iraque."


Para ver mais alguns trabalhos (no site da Mike Moore Gallery), clique na barra de links ao lado.

3 comentários:

  1. TEu blog é senscional! Parabéns!! Sou artista plástico e cada vez que venho ate o teu blog é uma grande e rara satisfação, além de adorar Leminsky. Abraço - CArlo Andrei

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela visita, Carlo! Fico feliz que as pessoas estejam gostando. E viva Leminski! Abração

    ResponderExcluir
  3. Marcelo, depois espia o meu face (carlo andrei rossal), tem algumas coisas que tenho feito em acrílica, pastel e técnica mista por lá. abraço
    CArlo Andrei

    ResponderExcluir